Portal do Governo Brasileiro

Edital nº. 01/2017 de formação de profissionais da educação básica para a educação em direitos humanos e diversidade

Foi lançado em 01 de agosto o Edital nº. 01/2017 de formação de profissionais da educação básica para a educação em direitos humanos e diversidade, direcionado a Instituições Federais de Educação Superior (IFES) a apresentarem projetos de formação continuada, em nível de aperfeiçoamento, com foco na prevenção e combate à violência, ao preconceito e à discriminação no ambiente escolar.

Para a seleção dos projetos serão consideradas duas linhas temáticas: “Educação em Direitos Humanos” e “Bullying e Violência, Preconceito e Discriminação”. As instituições têm até o dia 30 de agosto como prazo de encaminhamento das propostas. Serão selecionadas 4 propostas no valor de até 300 mil por projeto, para despesas com bolsas e custeio.

Para participar do edital é necessário que a IFES tenha formalizado adesão ao Pacto Universitário de Educação em Direitos Humanos e constituído Comitê Gestor. A adesão e instituição do Comitê podem ser feitas diretamente no endereço eletrônico: http://edh.mec.gov.br

Caberá às Secretarias de Educação a indicação das escolas e dos respectivos professores e demais profissionais da educação a serem inscritos nos cursos ofertados pelas instituições formadoras, sendo necessária a presença de, pelo menos, um gestor escolar e um professor em exercício na mesma escola de educação básica. Os trabalhos finais de conclusão do curso deverão necessariamente ter natureza de intervenção na escola da rede de educação básica de exercício do cursista. Observamos, assim, que a proposta do Edital prioriza o foco na escola, compromisso do gestor e a pactuação federativa.

Esclarecimentos e informações adicionais acerca deste Edital poderão ser solicitados pelos e-mails: edital.edh@mec.gov.br, bem como o encaminhamento de propostas de curso.

Conheça aqui o edital, o anexo com o modelo de proposta de curso e demais documentos necessários para a inscrição.





© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal